Euro Dicas
Euro Dicas

10 Fatos interessantes sobre Amsterdã

22 de setembro de 2019
Eu CompartilhoLugares Pela Europa

Com canais românticos, bela arquitetura, lindas tulipas e diversas atrações turísticas, não faltam motivos para visitar a capital dos Países Baixos. Mas hoje vamos falar sobre algumas das principais curiosidades de Amsterdã, detalhes que vão chamar sua atenção durante sua visita e você vai gostar de saber seus significados.

Foto: demiante on Visual Hunt

Lista de curiosidades de Amsterdã

  • 1. Casas inclinadas e seus ganchos

Os terrenos na cidade custam muito caro. Por isso, a construção das casas é feita de maneira estreita e comprida. É praticamente impossível subir com objetos e móveis pelas escadas íngremes e pequenas. Dessa forma, uma espécie de gancho/roldana foi instalada no alto das casas, para levantar os móveis e colocá-los dentro das casas.

Então, para que esse acesso seja facilitado, as casas são construídas de forma levemente inclinadas para frente, parecendo que vão desabar a qualquer momento.

Foto: Marcio Cabral de Moura on VisualHunt
  • 2. Uma das casas mais estreitas do mundo está em Amsterdã

Como comentamos, as construções desta cidade holandesa costumam ser estreitas. Mas uma delas é bastante: construída por volta do século XVII, possui 2 metros de largura e 5 de profundidade. Atualmente, está funcionando como uma casa de chás.

  • 3. Quantidade de museus

Amsterdã possui mais de 75 museus. Há museus dedicados ao xadrez, a bolsas, à cerveja, ao sexo e até, até mesmo, casas-barco. Por isso, a capital dos Países Baixos é uma das regiões mais plurais e também multiculturais do mundo.

Foto: The Rain Forest is STILL on fire! HELP! on VisualHunt
  • 4. Quantidade de canais e pontes

Amsterdã possui 165 canais e 1281 pontes, 80 delas só no centro. Isso quer dizer que a cidade tem mais canais e pontes do que Veneza.

Foto: Tarcísio Taz on VisualHunt.com
  • 5. Bairro de prostituição

O Red Light District é um bairro legalizado em Amsterdã, que oferece, tanto durante o dia, quanto à noite, programas a adultos. Você pode ver pessoas nas vitrines.

Foto: Luciano Guelfi on Visual hunt
  • 6. Três xis (XXX)

A começar pela bandeira de Amsterdã, todos os lugares para onde você olhe encontrará esses três xis estampados na cidade. Há várias teorias sobre seu significado e nem os holandeses sabem sua origem.

 A primeira é que um dos apóstolos e padroeiro de Amsterdã, Santo André, morreu em uma cruz em forma de X;


 Também dizem que a sigla representa o valor, a determinação e a misericórdia, adjetivos que definem a cidade, segundo a Rainha Guilhermina;


 Há também quem diga que representam os desastres que afetaram Amsterdã no decorrer de sua história, como: incêndios, inundações e peste.

  • 7. Bicicletas

Atualmente, Amsterdã possui uma grandiosa estrutura de estacionamentos e vias para bicicletas.

Foto: Ian Van Paio on Visual Hunt
  • 8. Maior mercado a céu aberto da Europa

Amsterdã abriga o maior mercado a céu aberto do continente europeu. A feira da rua Albert Cuyp é conhecida em todo o mundo e oferece uma imensa variedade de iguarias holandesas, além de objetos artesanais e roupas.

  • 9. Balanço mais alto da Europa

Em Amsterdã também se encontra o balanço mais alto da Europa, o A’DAM, com mais de 20 andares de altura. Dele, é possível ter uma vista panorâmica incrível da cidade!

  • 10. Parte de Amsterdã abaixo do nível do mar

Grande parte da cidade está abaixo do nível do mar. Existem locais com mais de 7 metros abaixo. A Holanda tem objetivo de barrar o aquecimento global, assim como a subida do mar.

Foto: The Rain Forest is STILL on fire! HELP! on Visual hunt

É importante saber que, como a Holanda faz parte do Tratado de Schengen, é obrigatória a contratação de um seguro viagem. E uma dica: se você já teve algum problema com seu voo, confira o artigo que escrevemos sobre a AirHelp, a empresa que te ajuda a conseguir sua recompensa.

Boa viagem!

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário