LPM
LPM

4 motivos que fazem de Blumenau a Capital Nacional da Cerveja

30 de janeiro de 2020
Eu QueroSanta Catarina

Você sabia que Blumenau é capital nacional da cerveja? E não é um título qualquer não, sancionada por lei a cidade ostenta o mérito desde 2017. Entretanto, não é atoa que a cidade recebeu tal atribuição, conheça os motivos de Blumenau ter sido reconhecida como “Capital Nacional da Cerveja”. 

Herança cultural

Blumenau foi fundada no século XIX por alemães, aliás, seu nome é um termo alemão que quer dizer “campina florida”. E por tal fato, a influência alemã é vista por toda a cidade, desde a arquitetura a costumes. Entre eles… a cerveja! 


A tradição alemã com cerveja é antiga, embora não tenha sido a terra natal da bebida, foi lá na Baviera que surgiu a primeira cervejaria do mundo, chamada Weihenstephaner. 

Blumenau honra suas raízes e portanto é berço de muitos rótulos e boas cervejas.

Eventos Culturais

A origem alemã foi a causa da criação de um dos eventos mais famosos e procurados do Brasil, a Oktoberfest. A festa nasceu também na Baviera, na cidade de Munique. Em 1984 aconteceu a primeira edição do evento em Blumenau, e desde então a cada ano o sucesso se repete. 


Mas não é só a Oktoberfest que acontece por lá não…

Acontece em janeiro o Sommerfest, festival do verão. E há também eventos específicos para os apreciadores de cerveja. Acontece concurso, feira e festival de cerveja durante o ano em Blumenau. 

Aprenda com os melhores! 

Blumenau não apenas é uma grande produtora de cerveja, como de cervejeiros. Lá se localiza a Escola Superior de Cerveja, com graduação, pós graduação e cursos livres. 


Vale da Cerveja

Além de Blumenau, cidades ao redor partilham dessa cultura e origem e portanto há em Santa Catarina o Vale da Cerveja, no raio de 100 km x cidades se interligam por essa paixão, são elas: Pomerode, Gaspar, Timbó, Ibirama e Brusque.


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário