LPM
LPM

5 igrejas pela Rússia

23 de maio de 2018
Eu QueroLugares Pela Europa

A Rússia é um país com uma expressividade cristã muito forte. É o terceiro país do mundo em números, de adeptos cristãos, e tem o maior número de cristãos ortodoxos. Em consequência disso, é de se esperar que o país tenha várias igrejas e catedrais. Mas a verdade é que, não são apenas simples igrejas, os russos capricharam na construção dos seus templos e as transformaram em ícones arquitetônicos e de arte.

Do barroco ao extravagante estilo renascentista. As igrejas chamam muita atenção por suas características, que ora se parecem, ora são completamente diferentes. Mosaicos coloridos, torres de ouro, pinturas a fresco, e as distintas cúpulas de cebola, esses são apenas alguns dos traços que atraem os olhares.

Separamos 5 igrejas em Moscou, na Rússia, para você conhecer.

 

Catedral de São Basílio

Crédito: @jmiguelsala / Visualhunt

Essa talvez seja a mais famosa de todas elas. Parece que foi feita por crianças, tal é sua genuinidade. Está localizada na Praça Vermelha, centro histórico e espiritual de Moscou.

Ali era o ponto focal da Igreja Ortodoxa, assim como um centro de controle dos partidos políticos das Rússia.

A catedral que atualmente é um museu, foi construída entre 1555 e 1561.  Hoje é, além de Patrimônio Mundial da UNESCO, um grande ícone da cidade de Moscou. E embora poucos saibam, seu nome oficial é “A Catedral da Intercessão da Virgem pelo Fosso”, porém ficou popularmente conhecida como São Basílio. A história que se conta por trás do nome difundido é de que alguns anos antes do edifício ser erguido, foi enterrado no local Basílio, “o abençoado” um moscovita conhecido por todos como um “tolo santo”.

Existem muitas lendas, boatos e histórias sobre a construção, entretanto o que é, inegavelmente, um fato é que a igreja é extremamente linda, e certamente vale a pena conhecer.

 

Catedral da Dormição

Crédito: Bert Kaufmann / Visualhunt

 

Também em Moscou, perto da Praça Vermelha, você encontra alguns dos edifícios religiosos mais impressionantes da Rússia. Entre eles, a Catedral da Dormição, também conhecida como a Catedral da Assunção. Ela é a igreja mais antiga do Kremlin.

A igreja foi encomendada em 1484 e foi concluída em 1489. Possui fortes influências gregas, além é claro, de influências russas. A catedral é considerada a igreja mãe da Rússia moscovita e a igreja mais importante da história da Rússia. Isto é, pois era lá que os monarcas eram coroados, casavam-se, e realizam seus cultos.  

 

Ivan, O Grande Campanário

Crédito: Jorge Lascar / Visualhunt

A torre, ‘Ivan, o Grande Campanário’, foi construído em 1508 e, embora não fosse exatamente uma igreja, foi criada para servir as três catedrais que a rodeiam.  Possui 81 metros, e na época que foi criada, era a estrutura mais alta da cidade e assim permaneceu por quase 400 anos.

Lá também está localizado o maior sino do mundo, com altura e diâmetro de mais de 6 metros. Além do outros sinos, que eram usados como alarme, caso houvesse algum ataque inimigo.  

 

A Catedral de Cristo Salvador

Crédito: Jasoneppink /Visual Hunt

Essa é a igreja cristã ortodoxa mais alta do mundo. E ao contrário da São Basílio, ainda faz cultos diários de adoração. A catedral tem uma história conturbada. Isso pois foi construída durante o século XIX, mas destruída em 1931 por Stalin. A ideia inicial ao destruí-la era construir em seu lugar um palácio legislativo, cuja obra foi interrompida pela invasão da Alemanha nazista.  

Após a queda da União Soviética a prefeitura uniu esforços com a igreja ortodoxa e ressuscitou a catedral. Que pode significar também  As obras foram concluídas em 2000 . Chama atenção por suas suntuosas torres verticais cobertas por cúpulas douradas.

 

Convento Novodevichy

Crédito: Jaime.silva / Visual hunt

Apesar de seu nome, o local não é exatamente um convento, mas um claustro formado por uma catedral e várias igrejas.  É o exemplo mais notável do estilo “Barroco de Moscou”. É inclusive, uma autêntica construção, pois não sofreu destruição ou reconstrução.

Basta chegar ao local para entender o motivo de ser um dos complexos religiosos mais conhecidos da cidade. O complexo monástico preserva muito bem, não somente seu layout original, como a atmosfera de espiritualidade.

 

Lembrando que, a Alitalia  oferece voos para Moscou e São Petersburgo, ainda com a possibilidade de um Stopover de três noites em Roma, sem nenhum custo adicional.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário