Euro Dicas
Euro Dicas

5 praias do Barlavento Algarvio em Portugal

09 de agosto de 2019
Eu QueroLugares Pela Europa


O Algarve é um dos principais destinos de férias na Europa, com belezas históricas e naturais fascinantes. São 200 km de costa, que vão desde as praias mais desertas até as mais conhecidas e premiadas. E hoje você vai conhecer uma seleção com as 5 melhores praias do Barlavento Algarvio

1. Praia da Falésia, Albufeira

Albufeira possui 25 praias e detém o maior número de bandeiras azuis do país. E a Praia da Falésia é uma que merece destaque pela sua extensa falésia, que começa na praia Maria Luísa, estendendo-se até Vilamoura.

A praia possui um imenso areal sem rochas — excelente para nadar — estendendo-se por mais de 3 Km para nascente, sob uma linda arriba contínua e alta com tons fortes, às vezes rubros, às vezes brancos, que criam cores contrastantes, além das manchas verdes de pinheiro-manso.

2. Praia do Carvalho, Lagoa

A Praia do Carvalho é outra que merece destaque na nossa lista. Esta praia pertence ao concelho de Lagoa e é famosa por ser tranquila, possuir areias cheias de conchas e águas límpidas e geladas.


graphiclunarkid on Visualhunt

As rochas altas fazem com que os visitantes dessa praia possam desfrutar de uma sombra fresquinha, pela manhã ou à tarde. Além disso, quem gosta de aventura, pode subir escadas feitas com a rocha até o topo da falésia, que tem cerca de 6 metros de altura, para dar um delicioso mergulho no mar!

3. Praia Dona Ana, Lagos

Portuguese_eyes on Visual hunt

A praia Dona Ana é referência em Lagos e já ganhou diversos prêmios mundiais por sua beleza. Situada na zona conhecida por Costa D’ Oiro, nome que vem da cor amarelada das rochas que estão em volta desta praia, tem uma beleza única, com grutas, arcos naturais e águas calmas e cristalinas, que vão desde o porto de Lagos até o farol da Ponta da Piedade, e são ideais para um mergulho ou um passeio de barco. 


Portuguese_eyes on Visual hunt

4. Praia da Senhora da Rocha, Portimão

A Praia da Senhora da Rocha (ou somente Praia da Rocha) é um dos cartões-postais de Portugal, uma das mais bonitas praias do país e também uma das mais conhecidas a nível mundial. Possui um grandioso areal, que se estende por mais de 1 km, e é protegido por arribas de tons quentes, e águas limpas e cristalinas, com diversas tonalidades de azul.

O local oferece dois mirantes, que proporcionam incríveis vistas panorâmicas da costa, passeios de barco, área desportiva, além de bares e restaurantes e uma total infraestrutura.  

5. Praia de Odeceixe, Aljezur

A Praia de Odeceixe fica junto com a ribeira de Seixe, que separa o sul de Portugal da região do Alentejo. Como faz parte da área do Parque Natural, está situada em uma zona que possui bons peixes e mariscos.

A praia apresenta um extenso areal branco e rochas elevadas. E uma característica bem bacana na Praia de Odeceixe é que o mar se mistura ao rio, onde é possível ver pequenas lagoas (piscininhas, como se chama no Brasil), para as crianças brincarem tranquilamente. 

Divisão da região do Algarve

Para quem não sabe, o Algarve se divide em Barlavento e Sotavento. 

Barlavento

A região ocidental do Algarve é denominada por Barlavento, conhecido como “o Algarve rochoso” devido à sua costa de belas falésias, de tonalidades amareladas e avermelhadas, que marcam a paisagem. Entre essas formações rochosas estão pequenas baías com idílicas praias e grutas, com areia e dunas.

O Barlavento inclui os seguintes municípios: 

  • Albufeira;
  • Aljezur;
  • Lagoa;
  • Lagos;
  • Monchique;
  • Portimão;
  • Silves;
  • Vila do Bispo.

Sotavento

O Sotavento é a parte oriental do Algarve. Aqui, as águas normalmente são mais quentes e está presente a erosão marinha. Costa de praia baixa com areia e dunas são características dessa zona.  

Compõem o Sotavento os seguintes municípios: 

  • Loulé;
  • Faro;
  • São Brás de Alportel;
  • Olhão;
  • Tavira;
  • Alcoutim;
  • Castro Marim;
  • Vila Real de Santo António.

Gostou de conhecer as melhores praias do Barlavento Algarvio e quer programar sua viagem a Portugal? Então não se esqueça de contratar seu seguro viagem Europa e tenha uma ótima viagem!


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário