Adriana Lage
Adriana Lage

5 restaurantes para provar o tortellini de Bologna

07 de janeiro de 2020
Eu QueroLugares Pela Europa

Bolonha, carinhosamente apelidada de La Grassa (a gorda), está localizada na Emília-Romanha, famosa região da Itália gourmet. Em Modena, nasceu o vinagre balsâmico e em Felino, o famoso salame; Parma é de onde saíram os renomados presunto cru e o queijo parmesão e Bolonha é a terra da mortadela com pistache e dos tortellini.

A perfeita combinação desses ingredientes deu origem a esses pedacinhos de massa recheados com uma mistura moída de prosciutto, queijo parmesão, mortadela e noz-moscada. Muito parecidos com os cappelletti, tradicionalmente os tortellini são uma massa al dente servidos em um caldo suave de carne ou galinha, salpicados com parmesão, chamados tortellini in brodo.

Os habitantes locais contam que, os tortellini eram levados para as cruzadas como uma maneira de se lembrarem dos sabores de casa. Outra lenda italiana diz que, durante uma reunião dos deuses, um dono de hospedaria flagrou Vênus nua inadvertidamente. A linda visão o inspirou a criar os “umbigos dourados”.

Em Bolonha, a capital gastronômica do norte da Itália, selecionamos ótimas osterie e trattorie para você experimentar os mais tradicionais pratos bolonheses.

Trattoria Meloncello

Trattoria tradicional próxima à passagem coberta que leva à igreja de San Luca. Decorada em estilo italiano despojado dos anos 1950, serve a melhor comida simples e atemporal. O dono carismático explica o cardápio, em vez de mostrar um menu impresso. Os tortellini da casa e o tagliatelle com ragu são saborosos e as Polpette (almôndegas) em molho de tomate são consideradas as mais saborosas de Bolonha. Para acompanhar, a casa oferece ótimos vinhos.

Trattoria Fantoni

Outra trattoria tradicional em uma rua tranquila próxima ao centro da cidade. Tem excelente custo-benefício e é o lugar ideal para relaxar e saborear a culinária bolonhesa simples. O menu é escolhido diariamente, sempre com ingredientes frescos. Servem diversos pratos de massa como entrada, carnes e peixes como prato principal acompanhados de legumes grelhados sazonais. Os vinhos locais são bons assim como as sobremesas clássicas, como a pannacotta e o tiramisu.

Pappagallo

Crédito: Adriana Lage

Bem no centro da cidade sob as sombras de duas torres inclinadas, Pappagallo é uma instituição bolonhesa famosa em toda a Itália. O restaurante elegante e refinado fica em um edifício medieval e serve cozinha bolonhesa autêntica há mais de um século. Aberto para almoço e jantar.

Diana

Créditos: Adriano Lage

Perto da Piazza Maggiore e do centro da cidade, Diana faz jus à fama pela culinária local. As estrelas do menu ficam por conta do tortellini in brodo e do tagliolini com manteiga, trufas e cogumelos porcini.

Le Stanze Del Tenente

Coloque este lindo bar e restaurante na lista de prioridades dos lugares para você conhecer. Fica em um prédio antigo em cujas paredes estão pintados afrescos de 400 anos. Bem iluminado com velas, o ambiente é tranquilo e agradável.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário