LPM
LPM

5 Selos Postais pelo Mundo

14 de agosto de 2019
Eu Gosto

Você sabe o que é filatelia? A palavra pode parecer estranha, mas garanto que você sabe o que é. Esse é o hobby de colecionar selos, que embora não seja mais tão comum como era antigamente, ainda reúne fanáticos pelo mundo. Inclusive, a coroa britânica possui uma coleção oficial de selos, que teve início em meados do século XIX e, atualmente, é uma das mais conhecidas do mundo.

Pensando nesse hábito e em suas curiosidades, separamos alguns selos do mundo para você conferir.

Black on Magenta

Começamos nossa lista com o mais valioso do mundo. Valendo mais de nove milhões de dólares, só existe um exemplar conhecido deste selo e isso é o que mais agrega valor a ele.

Crétido: Reprodução

Sua história é interessante. Foi feito às pressas pela Guiana Inglesa no século XIX para suprir a falta de selos que a colônia tinha na época. Logo, poucos exemplares foram feitos. Seu valor era de apenas um centavo, e sua impressão foi feita por um jornal local, que utilizou um papel de baixa qualidade.

O único exemplar conhecido foi encontrado por um garoto escocês de 12 anos, que vivia na Guiana, enquanto ele mexia nas correspondências de seu avô. Depois disso o selo teve vários donos, sendo usado até como pagamento de indenizações da Alemanha à França após a Primeira Guerra Mundial.

Canal de Suez 2014

Quando a construção de um canal ao lado do original foi anunciado pelo governo egípcio, o presidente dos correios local logo providenciou que uma série de selos fosse criada para homenagear o acontecimento. Entretanto, quando os primeiros selos foram saindo percebeu-se uma grande gafe. A imagem do Canal de Suez fora trocada pelo Canal do Panamá.

Após a comunicação do erro pela imprensa, o governo decidiu criar um comitê, que determinou que a emissão destes selos fosse interrompida imediatamente. Uma nova leva, dessa vez com a imagem correta, deu lugar aos antigos. Ambos os selos podem ser encontrados à venda na internet.

Inverted Jenny

Uma das coisas que mais agrega valor aos selos são os erros de impressão. O Inverted Jenny ficou famoso, e caro, exatamente por isso. Ele é conhecido como o erro mais famoso dos correios americanos e o que aconteceu foi o seguinte: o selo de 24 centavos foi emitido em 1918 e continha a imagem do avião Curtiss JN-4, que fazia as entregas do sistema postal americano. Porém, a imagem foi impressa invertida, ocasionando em um dos mais famosos selos de toda a história.

Crédito: Reprodução

Algumas dezenas foram emitidas e atualmente podem ser compradas pela alta quantia de aproximadamente 650 mil euros, mais de um milhão e meio de reais.

Olho de Boi

Você sabia que o Brasil foi o segundo país a emitir selos válidos para todo o território nacional? Por conta disso, possuímos alguns dos selos mais antigos do mundo e procurados pelos colecionadores.

Crédito: Reprodução

A série conhecida como Olho de Boi, circulou no país (na época ainda império) entre os anos de 1843 e 1844 e tinham estampado o seu valor
— 30, 60 e 90 réis. Os de 90 foram es que tiveram a menor tiragem, já que eram utilizados apenas para correspondências internacionais, com cerca de 350 mil selos. Por conta da sua maior raridade, esses são os que possuem maior valor para os filatelistas.

Blue  Pence

Mais um que ficou famoso por um erro de impressão. O Blue Pence foi emitido pelo Reino Unido em 1847, o que aconteceu foi que algumas unidades tinham impresso “Post Office” (correios) ao invés de “Post Paid” (selo pago).

Crédito: Reprodução

Os exemplares com esse erro, atualmente, estão nas mão de filatelistas privilegiados e de alguns museus. Seu valor pode chegar a 876 mil euros, ou seja, mais de dois milhões de reais.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário