LPM
LPM

7 curiosidades sobre a Irlanda

31 de março de 2020
Eu QueroLugares Pela Europa

A Irlanda virou um destino muito procurado pelos brasileiros, principalmente para aqueles que buscam um intercâmbio ou até mesmo para os que querem ganhar a vida longe do Brasil. Mas como todo país estrangeiro, ele reserva certas curiosidades e costumes que não são de nosso conhecimento. Separamos aqui algumas coisinhas muito legais que fazem parte da vida e da história dos irlandeses para você aprender um pouco mais sobre a cultura da Ilha Esmeralda.

Paisagens de Cinema

Você pode até não saber, mas com certeza alguns de seus filmes e séries favoritos tiveram cenas feitas na Irlanda. Um exemplo é o sexto filme da franquia Harry Potter. A famosa cena em que o protagonista e seu professor, Dumbledore, entram em uma caverna atrás de uma horcrux foi cravada no Cliff Moher, na costa sul da Irlanda.

A série Game Of Thrones e o filme Coração Valente, também possuem diversas cenas rodadas na Ilha Esmeralda. 

Cliff Moher
Foto: Bernd Thaller on Visual hunt

Guinness

Que o povo Irlandês é um grande apreciador e produtor de cerveja, todo mundo sabe. Mas você sabia que o dono de uma das mais famosas cervejas do mundo, também foi o responsável por catalogar os primeiros records mundiais?

Está confuso? Então vamos simplificar: a cerveja Guinness foi criada por Hugh Beaver, o mesmo criador do famoso livro Guinness World Records. A ideia para a criação do livro surgiu durante uma caçada, quando ele se perguntou: “qual será a ave mais rápida da Europa?”. A primeira edição do GWR foi lançada em 1955, desde então eles já catolagaram mais 40 mil records ao longo desses 65 anos. 


Hugh Beaver

The Brazen Head

Oficialmente, esse é o primeiro pub da Irlanda. Fundado em 1118, o bar reúne mais de 800 anos de história. Dá construção original, não se sabe o quanto ainda está de pé, mas é certeza que o estabelecimento funciona no mesmo endereço desde sempre.

O bar é dividido em ambientes e sua decoração reflete a idade, buscando um ar bem rústico e medieval. Um dos salões do The Brazen Head é decorado com diversas cédulas de vários países. Turistas encontraram até mesmo notas do nosso real expostas lá.


Foto: Jim_Nix on Visual Hunt

Portas Coloridas

A grande maioria das residências irlandesas possuem portas coloridas e existem duas histórias para isso: a primeira conta que quando o filho da rainha Victória morreu, ela decretou que todos pintassem suas portas de preto, em respeito ao seu luto. Um morador, como forma de protesto, resolveu colorir a sua e esse gesto foi copiado por outros irlandeses.

A outra é um tanto engraçada. Para que os bêbados não entrassem em casas erradas, eles coloriam as suas portas com cores chamativas e diferentes. Dessa forma, o bebum conseguia achar sua residência mais facilmente.

  

Foto: mikecogh on Visual Hunt

Sol

Para nós ver o Sol é algo normal, porém na Irlanda não é bem assim. O astro rei pode ficar dias sem aparecer por lá, visto que o clima é bem frio, nublado e chuvoso. Nos meses mais de inverno, além das condições climáticas, as noites são mais longas, chegando a escurecer por volta das 16 horas.

Duas línguas

Assim como o seu vizinho, Reino Unido, a Irlanda também tem o inglês como língua oficial. Entretanto, pouca gente sabe, mas existe uma segunda língua por lá.

O gaélico (também chamado de irlandês) é a língua nativa da ilha, e ainda é muito falado e também é tida como oficial, sendo que as placas do país são escritas tanto em inglês como em irlandês. Por ser uma língua nativa da Ilha Esmeralda, os ingleses proíbiram o seu ensino nas escolas durante o período colonial, que durou até 1921

Galerias e museus de graça

Se você é do tipo de turista que gosta de arte e cultura, a Irlanda é o lugar certo. Por lá, os principais museus são gratuitos. Entre eles estão: Museu de História Natural, Museu de Arqueologia, Jardim Botânico, Galeria Nacional da Irlanda e o Hugh Lane Gallery

Museu de História Natural
Foto: infomatique on Visual Hunt


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário