Suzane Hammer
Suzane Hammer

A lenda das Setes Saias

11 de março de 2020
Eu GostoLugares Pela Europa

Viajar tem que ter emoção, aventura, romance, descobrir os sabores e a gastronomia de cada pais, admirar a arte local, e também, conhecer as tradições de cada povo e sua cultura. Quantas histórias e lendas existem nesse grande mundo que tornam as viagens fascinantes. E claro, Portugal é repleta dessas tradições. Uma muito interessante é a lenda das setes saias das mulheres da cidade de Nazaré.

Foto: Suzane Hammer

Muito procurada pelos surfistas de todo mundo por suas ondas gigantescas, o pequeno município de Nazaré, distante 120 km de Lisboa, oferece a quem a visita uma ótima gastronomia, uma vista privilegiada do litoral e um povo muito simpático.


Foto: Suzane Hammer

Mas voltando à tradição, diz o povo que as setes saias representam sua ligação com o mar, as sete virtudes, os sete dias da semana, as sete cores do arco-íris, as sete ondas do mar, além de citações bíblicas ou místicas sobre o número sete.

Outra versão seria que as mulheres nazarenas costumavam esperar os seus maridos ou filhos que saiam de barco para pescar sentadas na areia da praia, e em dias de muito frios, havia a necessidade de se manterem aquecidas e assim, começavam a vestir varias saias para se protegerem.


Foto: Suzane Hammer

Hoje, as mulheres de Nazaré não necessitam mais permanecer na praia a espera de seus amados, mas muitas , principalmente as mais idosas , ainda se vestem desta maneira bem colorida para comercializar seus produtos artesanais na praça da cidade atraindo turistas de todo mundo.

Mas, independente de como surgiu a tradição, ela ainda permanece viva entre as mulheres nazarenas e fazem parte, ainda hoje da historia, da pequena Nazaré.


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário