Viagem Kombinada
Viagem Kombinada

A vida nômade em uma casa sobre rodas

12 de julho de 2019
Eu Compartilho

Somos a Sandra Doyama e o Cristiano Cazarotto, um casal que largou tudo, e saindo da zona de conforto, mudou totalmente o seu estilo de vida! Hoje temos uma vida nômade, uma vida sem CEP, onde trabalhamos, viajamos, e moramos em uma casa sobre rodas chamada Beatriz!

E para entender as nossas razões, vamos começar por: Quem ÉRAMOS Nós.

Morávamos em São Paulo, e trabalhávamos na área de arquitetura e engenharia. Tínhamos bons salários, apartamento e carro próprios, mas a pressão no trabalho, e o stress de viver em uma cidade grande, nos fez questionar sobre a FALTA DE QUALIDADE DE VIDA. “Adianta trabalhar muito, ter dinheiro na conta, mas não ter saúde para gastá-lo?” E chegamos à conclusão de que isso não fazia o menor sentido.

Crédito: Viagem Kombinada

Foi então que em janeiro de 2016, em um destes questionamentos que o Cris fez sobre O SENTIDO DA VIDA, que eu sugeri: “Que tal fechar o apartamento, viajar pelo Brasil por um ano, e depois escolher a cidade que mais gostamos para morar?

Temos duas paixões em comum, que é VIAGENS e FOTOGRAFIA. E esse sempre foi O SONHO desde a adolescência do Cris, que aos 40 anos, ele iria fazer uma viagem de muitos meses! E justo no ano em que ele completaria 40 anos, eu faço esta proposta!

E aí você, assim como eu, imagina o Cris dando pulos de alegria, e saindo correndo para fazer as malas, certo? Só que não! A reação do Cris foi um verdadeiro BALDE DE ÁGUA FRIA em mim! Assustado, ele me pediu uns dois anos para planejar.

Então acontece aquele momento em que a VIDA te dá SINAIS! Assistindo a um programa de decoração, vimos um arquiteto transformar uma kombi em uma casa! Nos empolgamos tanto com a ideia, que uma viagem que era para ser apenas POR UM ANO, passa a ser pensada como algo PERMANENTE!

Começamos a pesquisar sobre o melhor veículo para montar a nossa casa sobre rodas, preços, discutimos qual seria a nossa fonte de renda, quais as opções, o que melhor se adequava dentro do espaço de um veículo, e qual era mais viável dentro de uma vida nômade. E assim, os meses foram passando e o assunto foi esfriando.

Foi então que em abril de 2017, depois de voltar de uma viagem à Buenos Aires, eu dei um ultimato!  Tínhamos que aproveitar enquanto ainda havia uma reserva na conta para dar andamento ao projeto, ou seja, ou seguíamos com a nossa vida normal, ou encarávamos JÁ, um novo estilo de vida!

No mês seguinte, compramos uma Kombi furgão 2009, e assim O NOSSO NOVO ESTILO DE VIDA COMEÇOU A TOMAR FORMA: escolhemos do nome do projeto, desenvolvemos a arte do logotipo, definimos o nome da Kombi, a cor, fizemos os primeiros rascunhos…

O nosso novo estilo de vida passa a ser chamado de Viagem Kombinada! A Kombi foi batizada com o nome Beatriz, que significa VIAJANTE, PEREGRINA, e A QUE TRAZ FELICIDADE! E como a cor da alegria e felicidade é o AMARELO, esta foi a cor escolhida para compor o novo visual da nossa casa!

Crédito: Viagem Kombinada

Em setembro de 2017 fomos para o norte de Minas Gerais, e CONSTRUÍMOS NÓS MESMOS A NOSSA CASA SOBRE RODAS. Usamos as nossas experiências nas áreas de arquitetura e engenharia, e munidos de muita CRIATIVIDADE, conseguimos construir uma CASA COMPLETA dentro de um espaço bem reduzido.

A nossa casa tem tudo o que uma casa tem, exceto tv, por nossa opção. E ela tem:

  • Cozinha,
  • Sala,
  • Quarto,
  • Escritório,
  • Varanda,
  • Banheiro,
  • Área de serviço,
  • Churrasqueira,
  • e agora, nos últimos meses, temos até uma ex-cachorrinha de rua!
Crédito: Viagem Kombinada

Casa pronta, no dia 1º de janeiro de 2018, retornamos para São Paulo para nos desfazer de tudo o que tínhamos em um apartamento de 52m². O processo de DESAPEGO durou quase 4 meses. Doamos 80% das nossas coisas para uma instituição que cuida de pessoas com paralisia cerebral, vendemos alguns itens, outra parte jogamos fora, e uma parte guardamos na casa de parentes. O resto é o que carregamos na Kombi Beatriz!

Neste processo de desapego, percebemos quanta coisa acumulamos, mas nem sempre usamos. Achamos itens que nem lembrávamos que existia! Mas passar por este processo foi LIBERTADOR!

Em maio de 2018, entregamos as chaves do apartamento para o corretor de imóveis, e caímos na estrada. E desde então COLECIONAMOS MOMENTOS, E NÃO COISAS.

Crédito: Viagem Kombinada

SAIR DA ZONA DE CONFORTO É UMA ATITUDE ASSUSTADORA, MAS TEMOS NOS SURPREENDIDO A CADA MOMENTO!

Em mais de um ano na estrada, temos vivido EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS, como conhecer LUGARES ENCANTADORES DE UM BRASIL ESQUECIDO, nos deliciamos com uma GASTRONOMIA DIVERSA, onde experimentamos muitos tipos de frutas, sucos, e pratos como o ensopado de cabeça de peixe por exemplo, que nos surpreendeu pelo delicioso sabor!

E tudo isso e muito mais, vamos contar aqui! Contaremos sobre as nossas AVENTURAS, os DESAFIOS que enfrentamos, e sobre A NOSSA VIDA nesta Viagem Kombinada estrada afora! Ficou curioso(a)? Nos acompanhe nesta nossa jornada! Nos vemos em breve, “KOMBINADO”?

Crédito: Viagem Kombinada


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário