LPM
LPM

Acampamento de preservação em Seychelles

25 de junho de 2018
Eu FaçoLugares Pela África

Há uma urgência alarmante em cuidarmos do nosso planeta. Isso não é novidade. Contudo, alguns especialistas começaram a notar uma lacuna no conhecimento daqueles que se propõe a trabalhar na preservação ambiental. E com o foco de desenvolver habilidades que apenas a aprendizagem social e emocional podem propiciar, foi criado o primeiro acampamento de conservação em Seychelles.

Existem conhecimentos que nem todos os livros do mundo, nem os mais caros e renomados cursos, podem nos dar. O saber que vem da própria natureza, da interação com sua grandeza. Parece poesia, mas é fato. E foi justamente esse o motivo, que foi criado o projeto Conservation Boot Camp na pequena ilha Cousin.

Crédito: Boot Camp

A apenas 2Km da ilha de Praslin, uma das principais do país, Cousin é uma reserva tanto terrestre quanto marítima. No final da década de 1960, a ilha foi eleita uma reserva natural – e posteriormente incluiu-se 400 metros das águas de seu entorno – para proteger as últimas populações de pássaros quase extintos. A ilha chama a atenção de cientistas, jornalistas e profissionais envolvidos com ecoturismo e já recebeu prêmios por causa do trabalho desenvolvido com turismo responsável.

Sobre o programa

O programa tem a filosofia de aprender fazendo, portanto quem vai para o acampamento coloca a mão na massa. Qualquer pessoa que queira ter uma experiência de conservação pode participar. O participante aprende, na prática,  com os pesquisadores e a agenda inclui cursos de preservação de diversas espécies de animais e plantas.

Eles também têm a oportunidade de interagir com os nativos e aprender mais da cultura local. Ou até mesmo guiar um grupo de turistas que esteja visitando a ilha.

Há ainda outros projetos menores que podem ser desenvolvidos pelos participantes que irão contribuir para a gestão da ilha, relacionados ao desperdício de lixo, consumo de energia, facilidades logísticas, entre outros.

Mas nem tudo é trabalho, há momentos para descansar e desfrutar do local paradisíaco.  Se você tem interesse em participar, você pode saber mais e se aplicar aqui.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário