LPM
LPM

Afinal, o que é o Prêmio Nobel?

22 de novembro de 2019
Eu Faço

O prêmio Nobel, é a uma das premiações mais populares do mundo. Todos os anos grandes nomes das áreas da física, química, medicina, literatura e pessoas que se esforçaram para manter a paz entre as nações são condecorados e homenageados pelo instituto Nobel.

O prêmio leva esse nome por conta de seu idealizador: Alfred Nobel, famoso químico e inventor sueco do século XIX. Alfred fez grandes invenções no campo bélico, como por exemplo a dinamite. Envergonhado por causa do mal que seu trabalho causou para as pessoas, o inventor decidiu fazer algo em prol da humanidade. Foi então que surgiu a ideia da premiação. Nobel colocou em seu testamento que boa parte de sua fortuna — cerca de 90% — seria investida para a criação de um prêmio anual nas áreas da física, química, medicina ou fisiologia, literatura e da paz.

Após sua morte, uma fundação foi criada e ela seria a responsável por gerenciar a fortuna e organizar a premiação. A fundação Nobel, como foi chamada, designou instituições para escolher os vencedores, de acordo com o testamento de Alfred. Foram elas: a Academia Real de Ciências da Suécia, para o prêmio de física química, o Karolinska Institutet, para prêmio de fisiologia ou medicina, a Academia Sueca, para o prêmio de literatura e o Nobel da paz é escolhido por um comitê eleito pelo Parlamento norueguês.

A primeira cerimônia ocorreu em 1901, e de lá pra cá 817 pessoas e 23 organizações já foram laureadas. Os vencedores recebem da fundação Nobel uma medalha de ouro 18 quilates, um diploma e uma quantia em dinheiro, que gira em torno de um milhão de dólares. A cerimônia sempre ocorre no dia 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel, em
Oslo, onde é entregue o Nobel da paz, e em Estocolmo, onde são entregues os demais prêmios.

Na cerimônia realizada em Estocolmo, também é entregue o que é conhecido como Nobel da economia. Esse prêmio não é de fato um Nobel, já que não foi idealizado por Alfred, mas sim uma premiação criada em sua homenagem pelo Banco Central da Suécia.

Quem ganha o prêmio?

O prêmio é dado para pessoas que fizeram algo notável em suas áreas no ano anterior à premiação. Entretanto, não há vencedores em todas as categorias todos os anos. Normalmente, apenas o Nobel da paz tem um laureado por ano, os outros costumam alternar. O prêmio também só é dado de forma póstuma se o vencedor falecer no período entre a nomeação e a cerimônia de premiação. Caso ele venha a falecer antes disso, um novo nome é selecionado ou o prêmio é cancelado.

Grandes personalidades que já ganharam um Nobel.

Normalmente apenas uma pessoa recebe a premiação, mas no máximo três podem ser laureados simultaneamente. Além de pessoas físicas, organizações também são contempladas, isso ocorre principalmente no Nobel da Paz.

Brasileiros que foram indicados ao Nobel

Dentre diversos nomes que já ganharam o prêmio alguns se destacam, como por exemplo: Barack Obama, Albert Einstein, Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Martin Luther King Jr e Bob Dylan. Nenhum brasileiro chegou a receber o prêmio, porém já tivemos vários nomeados, como o médico sanitarista Carlos Chagas, os escritores Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado e o médium Chico Xavier.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário