Marcela e Thiago
Marcela e Thiago

Buenos Aires e seus bons ares

04 de janeiro de 2019
Eu VivoLugares Pela América do Sul

Atravessando o Rio de La Plata, desde Colônia, chegamos a Buenos Aires, a capital da Argentina. Sabemos que chegamos quando vemos os casinos flutuantes no porto de Buenos. É difícil não ter escutado pelo menos uma vez alguém falar desta cidade, visto ser tão cosmopolita e com bons motivos para ser lembrada.

É movimentada e nela, todo o tempo é pouco para visitar tanto lugar legal. Tem de tudo para todos os gostos, de shoppings a cafezinhos, restaurantes chiques ou hamburguerias artesanais mais descontraídas, gosta de sorvete? Em Buenos encontra sorveterias de chorar por mais. Livrarias, cinemas, teatros.

Cultura não falta nesta cidade, uma das mais populosas e populares da América do Sul!

Tivemos o prazer de ficar na casa de queridos amigos que nos trataram com tanta hospitalidade e carinho. Vários passeios partiram de sugestões deles, por morarem em Buenos e por termos uma afinidade de programas que envolvam, de alguma forma, passeios legais, comer e beber.

Estivemos em Buenos em dois momentos: quando começamos o nosso mochilão e no retorno a Porto Alegre, onde descansamos e tivemos oportunidade de explorar um pouco mais esta cidade.

Nos deslocamos pela cidade de metrô, ônibus e Cabify. Nos horários de pico, apesar de ficar lotado, é preferível utilizar o metrô, porque as ruas ficam congestionadas e em termos de praticidade e tempo, o metrô acaba ganhando essa disputa.

Visitamos Buenos na semana do dia 17 de Agosto, um feriado nacional em reconhecimento ao General San Martín, um dos responsáveis pela libertação da América do Sul e uma figura histórica com muito peso na Argentina, Uruguai e Chile.

Tivemos a oportunidade de visitar o memorial a San Martín na Igreja Catedral de Buenos Aires, onde assistimos à troca dos Granaderos, os guardas que protegem o mausoléu.

Todos os dias saem da Casa Rosada (que é a sede do Governo) um grupo de 5 Granaderos, que marcham pela Praça de Maio até à Catedral, saúdam San Martin e trocam a guarda.

É uma cerimônia muito bonita de presenciar e que, no dia do feriado de San Martín, toma uma proporção maior pois a Catedral fica lotada de Granaderos.

Visitem Buenos Aires com tempo porque é uma cidade cheia de atrativos e passeios muito interessantes de se fazer.

Fomos ao Cemitério da Recoleta, com os seus mausoléus lindíssimos e onde repousa o corpo de Eva Duarte Perón, mais conhecida como Evita, talvez uma das figuras mais marcantes na história da política e da arte da Argentina e do mundo.

É um lugar de muita paz e respeito que nos convida a refletir um pouco mais sobre a vida, ao que damos peso e importância, quem amamos e com o que nos preocupamos. Um passeio que vale a pena fazer em Buenos.

Se gosta de arte, o que não falta em Buenos Aires são museus, exposições, eventos culturais. Entre os vários, recomendamos o MALBA (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) e o Museu Nacional de Belas Artes que ficam relativamente perto um do outro e entre ambos, podem conhecer a Floralis Genérica, uma escultura metálica de 20 metros em forma de flor com a particularidade de se abrir e fechar automaticamente, através de um sistema elétrico, dependendo da hora do dia.

E a comida? Ah! A comida! É difícil escolher favoritos entre os que nós fomos mas um lugar muito legal de conhecer é o El Refuerzo. Como fica em San Telmo, podem aproveitar para visitar a Feira de San Telmo que é muito conhecida e fantástica de passear pela manhã e ali perto da hora de almoço vão ao El Refuerzo. Comida muito boa, bem servida, saborosíssima e a uma preço muito camarada.

 

Gente, ficamos apaixonados por Buenos Aires. É uma cidade com muita coisa legal para fazer e apesar de termos curtido imenso, fica sempre a sensação de que podíamos ter conhecido mais. É uma boa desculpa pra voltar!

 

Uma arte educadora e um cozinheiro que partilham as cores e os sabores do mundo através das suas viagens. Juntos criaram o Movido a Cultura nas redes sociais.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário