LPM
LPM

Conheça a pororoca, a onda mais famosa do Brasil

17 de maio de 2019
AmapáEu Quero

A pororoca é um fenômeno que ocorre no em alguns estados brasileiros, porém a mais famoso é a do Amapá. Esse fenômeno, que atrai turistas do mundo todo, ocorre quando as volumosas águas do rio Amazonas encontram-se com a maré cheia do oceano.

Foto: Anderson Lins/ g1.globo.com

Mas para pororoca acontecer é necessário ter algumas condições. Primeiro, a maré deve estar alta. Outro fator que influência é o volume do rio, quanto mais cheio, maior a pororoca. Os ventos alísios também são importantes, no Amapá eles são fundamentais para ajudar a empurrar as ondas rio a cima.

Foto: quickisilver.com

Os meses de março e abril são os mais propícios para que isso ocorra, já que são o período de cheia do rio Amazonas. Os dias de lua cheia são os mais procurados, já que o satélite influência no tamanho dos marés, aumentando a magnitude do fenômeno.

Embora seja bonito e interessante, a pororoca é muito perigosa. Apenas pelo barulho já pode-se ter uma noção da violência das ondas, que podem medir até quatro metros. As pororocas mais fortes podem durar até uma hora e meia e o mar pode avançar até 50 km rio a cima.

Foto: Paul Kennedy/ Quick Silver

Além dos turistas que gostam de apreciar os espetáculos da mãe natureza, os surfistas também procuram a pororoca. Profissionais do mundo todo se encontram no Brasil para encarar essa que é uma das mais famosas ondas do mundo.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário