Suzane Hammer
Suzane Hammer

Egito – Berço da civilização Humana

05 de agosto de 2019
Eu CompartilhoLugares Pela ÁfricaLugares Pelo Mundo Árabe

Egito… tua historia de milênios, tem sido contada em contos e prosas. Infinitos livros registram tua historia, que a 6.000 antes de Cristo, surgiu.
Desperta um fascínio de mistérios que envolvem suas fascinantes pirâmides, esfinges , faraós e tesouros.

Tuas areias cor de ouro até hoje escondem segredos ainda por revelar.
Teus templos contam a vida de uma civilização que imprimiu em suas paredes , desenhos e símbolos de uma sabedoria muito além de seu tempo.
Teus escribas, escritores das dinastias, com hieróglifos enigmáticos , contaram as historias de seus Faraós, reis e rainhas, deuses e povos, alegrias e tragédias.

Egito, terra dos faraós, que com seus poderes, deixaram suas marcas pelas terras com riquíssimos monumentos de formas gigantescas e esculturas.
Teu rio Nilo de águas tranquilas, irrigava o solo dando vida a esse país de areias de cores douradas e árido.

Nas bordas de tuas águas, regava a terra que fez o papiro germinar. Tão importante planta que a historia de teus reis, foi escrita e desenhada em suas folhas artesanalmente produzidas.

Em cores e símbolos, de cultura e conhecimento, homens sábios e estudiosos, escreveram a historia de seu povo e suas terras pelas ciências da arquitetura, matemáticas, geografia, medicina e astronomia. Esculturas, escritas e pinturas, tão belas artes deixaram registros magníficos das 30 dinastias egípcias .

Em suas tumbas e corpos mumificados, tesouros foram achados. Jóias, especiarias, essências, ânforas, vinhos. Bens preciosos que vigiavam seu rei sem vida.

Rá, Osíris, Ísis, Hórus, Seth e Amon, deuses de suas histórias mitológicas cheias de simbolismos , a fé em seus deuses do Egito antigo regeu a caça, a agricultura, a arte e toda a vivência das pessoas.

Ramsés II, Ahmés, Akhenaton, Tutankhamon, Nefertiti, Nefertari , 170 faraós e suas rainhas, passaram por séculos deixando um legado incalculável de conhecimentos e aprendizados. Seus reis e rainhas, deuses vivos para muitos, ainda hoje aguçam a imaginação e curiosidade pelo mundo afora.

Há dois mil anos, José e Maria percorreram teu solo para proteger o menino Jesus da ira de Herodes . A Jornada sagrada teve perigos, acolhimentos e milagres. E após 3 anos , retornaram a Terra Santa.  


Egito, tão magnifica é tua historia que ainda hoje nos surpreende com novas descobertas.

Quem hoje visita esse impressionante país , se surpreende com um lugar de contrastes e diferenças. Da humildade à riqueza, de desertos a praias e mares azuis, teu povo se orgulha de pertencer a historia da humanidade e deixa na memoria de quem passou, um sentimento de admiração e desejo de retornar.

Egito foi uma das viagens mais incríveis que fizemos. Não tem como contar em tão poucas palavras e fotos tanta historia, que ainda hoje guarda segredos ocultos sob as areais douradas. Tanto ainda há para ser desvendado e reconstruído. Apesar dos problemas políticos que o país ainda possui,  ele ainda tenta se recuperar e quer mostrar ao mundo sua cultura, belezas, passado e presente.

Ainda voltaremos mais vezes, afinal, a historia do Egito merece ser vista, explorada e sentida mais de uma vez.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário