LPM
LPM

Eu VIVO Egito (Overview)

13 de novembro de 2018
Eu VivoLugares Pela ÁfricaLugares Pelo Mundo Árabe

O Egito é um país que desperta em todos um grande sentimento de curiosidade. Não é para menos. São mais de  7.000 anos de influência histórica cheio de superstições, lendas e mistério.

O mundo inteiro se fascina com a história do Antigo Egito, o legado dos Faraós, múmias, obras de arte e toda a arquitetura que faz do local berço da civilização.

A grande questão é que o Egito, apesar de ser um museu a céu aberto, possui muito mais a oferecer aos seus visitantes.

Em contraste com toda essa memória, do Antigo Egito ao Império Romano, dinastias islâmicas à história moderna, você vê cidades vivas e pulsantes, com arranha-céus, rodovias, hotéis internacionais, restaurantes premiados que convivem em harmonia com monumentos antigos, mesquitas históricas, igrejas coptas e souks tradicionais.

O país é dividido em quatro regiões principais: Vale do Nilo, Mar Vermelho, Mediterrâneo Branco e Deserto Ocidental. E estão espalhadas por todas as regiões toda a sorte de atrações, desde aventura a cultura e espiritualidade.

 

Vale do Nilo

A história do Antigo Egito tem uma relação muito próxima com o Rio Nilo. Por isso é lá onde se localiza as icônicas Pirâmides, a majestosa Esfinge e também os imponentes templos de Luxor e Karnak. É um local onde a cultura antiga e moderna se encontram. Pelo vale é possível visitar o Templo de Dendera, o Templo de Hórus e o Templo de Kom Ombo, e nessa experiência cultural que é como viajar no tempo.

Além dos pontos turísticos milenares e tradicionais, há também locais como a Ilha Gezira, onde está localizado a Casa de Ópera do Cairo e o Gezira Sporting Club, além de inúmeros cafés e restaurantes luxuosos.

 

Mar Vermelho

Contradizendo seu nome, o Mar Vermelho é uma longa área costeira, de águas azuis, repleta de lindas praias. Além disso é um local preservado onde é possível nadar com golfinhos e dugongos. E justamente por isso é um lugar perfeito para mergulho em qualquer época do ano. Ao longo da costa várias cidades estão preparadas para receber o visitante. A infraestrutura oferece desde hotéis de luxo a acampamentos, com direito à mergulhos com snorkel, pesca submarina e visitas ao maior museu de cultura aquática do mundo.

Além da aventura de mergulhos, pesca e praias, Na região também existem opções de cultura e espiritualidade. O Tempo Serabit El Kahdem está localizado cerca de um antigo assentamento de minas de turquesa que forneceu aos faraós pedras bonitas usadas para toda sorte de ornamentos e decoração. É como um museu que traz sua história marcadas nas paredes em um cenário deslumbrante.

Crédito: Sierragoddess

Há também próximo ao Mar Vermelho os primeiros mosteiros cristãos do mundo, Mosteiros de Santo Antônio e São Paulo.  Datam de século 4 dC, quando os monges começaram a se esconder na base das montanhas, em penhascos e cavernas. E mesmo que você não se interesse pela experiência espiritual, vale a visita, pois a beleza do local fará com que seja inesquecível.  

Mediterrâneo Branco

Porto de Alexandria

Banhado também pelo Mar Mediterrâneo, nessa região você pode encontrar a combinação de  resorts, atrações culturais e atividades esportivas, tudo sem perder o charme de cidade pequena.

Culturalmente várias opções estão disponíveis por lá. Como o Souk Líbio, que é uma verdadeira festa para os sentidos, cores e sabores da Líbia, Marrocos, Argélia, Tunísia e Europa, além de produtos locais. Lá também está localizado o Museu Marítimo Qaitbay e o Museu Mahmoud Said.

Crédito: Cycling man

Há também atrações espirituais, tanto muçulmanas como cristã. A Mesquita Abu Al-Abbas Al-Mursi é a maior da Alexandria, construída em 1775 e é até hoje uma das mais visitadas do Mediterrâneo. Há também o Mosteiro de Santa Mena, com a história de mártires do cristianismo.

 

Deserto Ocidental

O Deserto do Saara também é conhecido como “mar de areia”. São milhares de quilômetros de de dunas douradas. Mas engana-se quem pensa que não há beleza. Do Deserto erguem-se cânions, oásis, planaltos montanhosos e vales. Uma paisagem carregada de mistérios e molda o horizonte de maneira surpreendente.

E é claro que são inúmeras possibilidades de aventura em meio ao deserto. Deserto Branco ou Deserto Negro, safaris, passeios de quadriciclo, visitas às montanhas de Bahariya que além de ser um cenário lindo é um sítio arqueológico. Área de oásis protegidas e também o Parque Nacional Gilf El Kebir. São inúmeras as opções para se aventurar.

Quem gosta de experiências espirituais e culturais, é na região do deserto que se localiza o Templo do Oráculo e também o Museu Bawati.   

 

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário