LPM
LPM

Eu VIVO Itália (Overview)

02 de julho de 2019
Eu VivoLugares Pela Europa

História, arte, culinária… A Itália é, com certeza, um dos destinos mais completos de toda a Europa. Lá você pode conhecer as origens de uma das civilizações mais famosas da humanidade, que possui milênios de existência e vai encantar todos os tipos de viajantes.

Conhecida principalmente pela beleza de suas cidades mais antigas, como Roma e Veneza, a grande bota tem muito mais para oferecer aos seus visitantes. Os pequenos vilarejos são o destino perfeito para quem prefere curtir a paz do campo admirando as belas paisagens das montanhas. Mas se você é do tipo praiano, o país possui praias lindíssimas que vão desde as mais badaladas até as mais paradisíacas.

Roma

A capital da Itália é o destino principal da maioria dos turistas, e não é por menos. A cidade oferece uma enorme quantidade de coisas a se fazer e lugares para visitar.

Berço do antigo Império Romano, Roma ainda possui diversos monumentos dessa época, transformando-a em um verdadeiro museu a céu aberto. Os maiores exemplos dessa arquitetura que já resiste por centenas de anos são: o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Panteão e o Fórum Romano.

Crédito: Vvillamon on Visualhunt.com

Ainda em Roma, você pode conhecer a sede da Igreja Católica, a Cidade do Vaticano. Oficialmente ela é uma cidade Estado – a menor do mundo – com uma população de apenas 1000 habitantes, aproximadamente. Para os fiéis que seguem o catolicismo, esse é um passeio quase sagrado, mas também pode ser um atrativo para todo o tipo de público. O Vaticano é lar da Capela Sistina, famosa pelo seu teto que foi pintado por grandes artistas renascentistas como Michelangelo, Sandro Botticelli e Rafael Sanzio.

Como toda boa metrópole, Roma possui uma vida noturna bem agitada. A cidade é repleta de bares, restaurantes e casas noturnas, que se concentram principalmente na região central, que vão divertir todos os tipos de pessoas.

Outra coisa legal para se fazer durante a noite é revisitar os pontos turísticos. Sob a iluminação noturna, eles ganham uma cara totalmente nova, transformando essa em uma experiência completamente diferente da diurna. As praças romanas também são uma ótima opção e são bem movimentadas pela população local e turistas durante a noite.

Veneza

Talvez uma das cidades mais românticas da Itália. Muitos casais apaixonados sonham em passear nas águas dos canais, enquanto admiram a bela paisagem da cidade. Outra coisa que chama muita atenção em Veneza são suas inúmeras pontes, que ligam as mais de 100 ilhas que formam a cidade.

O ar romântico, principal atrativo da cidade, é ressaltado pela sua arquitetura. Veneza é uma cidade bem pequena, suas casas apertadinhas, no estilo gótico, se espremem entre as ruas estreitas e antigas, formando uma espécie de labirinto. Além das casas, os palácios construídos pela antiga aristocracia ressaltam ainda mais esse charme único, tudo isso misturado ao visual único dos canais e suas gôndolas, que levam as pessoas para desfrutar desta paisagem.

Roberto Defilippi on Visualhunt.com

Veneza também se destaca pelos seus passeios culturais. Existem diversos museus espalhados pela cidade que expõem grandes quadros do período renascentista, principalmente. A Praça de São Marcos é o local ideal para você que quer aproveitar este tipo de experiência. Com museus e bibliotecas, todos integrados, você pode gastar boas horas admirando as diversos obras de arte e literatura que estão expostos.

Outro atrativo de Veneza é o seu carnaval. Muito diferente do brasileiro, o carnaval veneziano dura 10 dias e possui outra origem. Sua maior característica são os bailes de máscaras e as fantasias, que remetem aos nobres dos séculos XVII e XVIII.

Praias

Banhada pelo Mar Mediterrâneo, a costa italiana é uma das mais bonitas e famosas da Europa e do mundo. A paisagem de encostas rochosas que fazem contraste com o azul do mar, típica da região mediterrânea, é um dos charmes que atrai os turistas, principalmente aqueles que são apaixonados por fotografia.

O clima do litoral italiano também ajuda muito a construir sua fama. Os invernos são amenos e os verões são quentes e secos, combinação perfeita para atrair os amantes de praias.

A região sul é o principal destino para os turistas que procuraram relaxar na areia. Tanto as praias do continente, como as localizadas nas ilhas da Sicília e Sardenha são um espetáculo à parte, sendo até mesmo comparadas com as praias caribenhas. O melhor de tudo é que existem passeios para todos os gostos, tanto para aqueles que gostam de algo mais badalado, tanto para aqueles que preferem um lugar mais reservado e paradisíaco.

Dentre os principais destinos, estão: La Pelosa, Cala Goloritze e Spiaggia Giunco, na Sardenha; Baia delle Zagare e Punta della Suina, na Puglia e Isola del Conigli, na Sicília, que já foi considerada a mais bonita do mundo.

Montanha

A geografia italiana também consegue agradar aqueles que preferem um clima mais frio e uma paisagem montanhosa. Dolomitas é uma cordilheira tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Fica localizada no extremo norte da Itália e seus picos se elevam a uma altitude de aproximadamente 3000 metros.

Crédito: Navin75 on Visual Hunt

A cordilheira é um espetáculo à parte. Sua paisagem mescla a natureza de florestas, picos nevados e pastos com pequenos vilarejos escondidos nas montanhas, que são o destino para aqueles que procuram um lugarzinho frio para ver o tempo passar.

No inverno é quando os turistas mais procuram o local. Tomadas pela neve, as montanhas são um ótimo destino para os viajantes que gostam de atividades esportivas, como o esqui, por exemplo.  

Alguns bons lugares para conhecer nas Dolomitas são: Cortina d’Ampezzo, Bolzano e Belluno.

Culinária

Muita das comidas que adoramos tem uma origem: a Itália. Lasanha, bife à parmegiana, pizza, todos esses pratos feitos com as receitas originais italianas, que além de muito sabor, também levam consigo anos de tradição.

Além de poder experimentar os pratos diretamente de sua cidade de origem, você pode conhecer os lugares da onde vieram, dessa forma conhecendo um pouco mais da história de cada prato.

E não é só de bons pratos que vive a Itália. O país também é conhecido pelos seus ótimos vinhos, como Barolo e o Valpolicella, e claro, todo boa cantina italiana possui uma cartilha com os melhores vinhos para seus fregueses. Outra coisa legal é que muitas vinícolas são abertas para visitação, então além de degustar bons vinhos italianos, você também pode conhecer todo o processo de preparo, desde a plantação das uvas, até o engarrafamento.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário