LPM
LPM

EU VIVO: Overview Ilhas Comores

04 de dezembro de 2019
Eu VivoLugares Pela ÁfricaLugares Pelo Mundo Árabe

As Ilhas Comores são um arquipélago africano próximo à costa de Moçambique e da ilha de Madagascar, no Oceano Índico. Com clima tropical e formação vulcânica, é composto, principalmente, pelas três maiores ilhas: Grande Comore (também chamada de Ngazidja), Anjouan e Mohéli.

Suas florestas tropicais abrigam uma fauna e flora muito semelhante à de Madagascar, adicionando também algumas espécies únicas de Comores. A população é, em sua grande maioria, muçulmana, por conta dos árabes, primeiros à povoar o local. Posteriormente os franceses fizeram das ilhas sua colônia, por isso, o idioma francês é também uma das línguas oficiais de Comores, junto com o árabe e o comoriano, idioma local.

Grande Comore

Ngazidja é a principal e maior ilha do arquipélago. Também abriga a capital do país Moroni, que possui , de longe, a maior população (cerca de 56 mil habitantes). É a ilha mais próxima da costa africana, ficando à leste do canal de Moçambique.

Moroni é um dos principais atrativos na ilha. Devido às várias colonizações, a cidade é uma mistura de culturas e tradições. A capital é pequena, mas vai fazer você se sentir como se estivesse nas principais cidades do mundo árabe, você encontrará atrações tradicionais, como os mercados e a medina em volta da principal mesquita da cidade. Se você já conhece alguma cidade árabe, também irá se familiarizar com as ruas e becos estreitos que parecem labirintos e são muito legais de se conhecer.


Ao norte da Grande Comore existe uma da mais belas paisagens naturais da ilha, o “Lac Salé”. Um lago que se formou dentro de uma cratera, com águas azul turquesa e você pode escalar o morro que cerca a cratera para ter um bela vista panorâmica do lago. É, sem dúvidas um ótimo lugar para fotos e ver um pôr do sol.

Como toda ilha, a Grande Comore também tem ótimas praias, elas são longas, perfeitas para quem gosta de caminhadas, e bem tranquilas, sendo um ótimo lugar para esquecer da rotina e relaxar. O lado oeste é onde se concentram as praias mais agitadas. É lá onde você encontra a “Ilha das Tartarugas”, que não possui esse nome por causa dos animais que lá vivem, mas sim pelo formato da ilha.

Anjouan e Mohéli

A segunda maior ilha e também a segunda mais populosa é Anjouan. Sua capital, Mutsamudu, é densamente povoada e possui as praias com maior destaque da ilha e por isso é bastante procurada pelos banhistas. A cidade também abriga o palácio do Sultão e uma antiga Cidadela, que são ótimas experiências para conhecer um pouco mais da história de Comores.

Mohéli é a menor das três ilhas. Com um menor número de habitantes, é a que possui a maior vida selvagem. É ideal para a prática de montanhismo e ao sudeste da ilha, encontra-se o lago sulfuroso Dziani Boundouni. Na ilha também encontra-se as ruínas de uma antiga cidade do século XI, chamadas de Mwali-Mdjini, cujas as praias, atualmente, são local de desova de tartarugas marinhas.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário