LPM
LPM

Exposições Virtuais: Cultura sem sair de casa

21 de março de 2020
Eu Gosto

Já aconteceu com você de querer muito ver uma exposição e infelizmente ela não ir até sua cidade? Aqueles que moram em São Paulo são agraciados por essa farta cultura, muitos museus e exposições, porém o resto do Brasil não tem a mesma sorte.

Entretanto a internet democratizou o acesso à cultura de tal forma que hoje é possível ter acesso a inúmeras exposições virtuais. Uma delas é oferecida pelo próprio Ministério da Cultura em um arquivo nacional de exposições virtuais.

Os temas são vários e variados. Comportamento, alimentos, futebol, musica, teatro, mulheres, imigrantes, história, são alguns dos temas. Cada exposição tem várias galerias e também imagens e cada uma delas com muita informação e conhecimento.

Além de cultural as exposições são também conhecimento científico e podem ser fonte de pesquisa. Algumas delas recuperam a memória das exposições físicas realizadas nas últimas décadas, outras entretanto foram criadas exclusivamente para ambiente digital.

Conheça algumas das exposições disponíveis no site:

A imagem da mulher brasileira

Passistas da boate Sucata Rio de Janeiro, 1972. Correio de Manhã.

“Estas fotos, que exibem mulheres anônimas e famosas, ajudam a contar uma história da mulher dentro de um universo marcadamente masculino. Afinal, uma história das mulheres é também uma história de homens e de como se distinguem e se misturam papéis, poderes, silêncios e palavras”.

O Brasil nas copas de 50 a 70

Didi ajuda Nilton Santos a bloquear Ramirez, no jogo contra o Chile.
Santiago, 13 de junho de 1962. Correio da Manhã.

“Drama e euforia resumem a primeira e a última Copa aqui enfocadas, mas estão presentes também em outros momentos da exposição: no torcedor acompanhando pelo rádio um jogo que parecia adverso para o Brasil em 1962; na felicidade daqueles que assistiam à estréia da seleção na fatídica Copa de 50; na chegada dos nossos craques ao país após a conquista de 58. Drama e euforia estarão estampados ainda nas imagens de todas as Copas de nossas vidas”.

Além dessas muitas outras estão disponíveis. Não tem mais desculpa, hein!

Exposições virtuais disponibilizadas pelo Arquivo Nacional.
Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário