Amigos Lugares Pelo Mundo
Amigos Lugares Pelo Mundo

Jódar: carnaval medieval na Espanha

29 de março de 2020
Eu QueroLugares Pela Europa

Por Carol Santos

Em 2020 troquei o tradicional carnaval brasileiro por uma festa medieval, com direito a enterro de uma sardinha gigante no pequeno município de Jódar, no sul da Espanha. O local pode ser visitado em um único dia fazendo bate-volta tranquilo de Granada ou Jaén, mas é nos três dias de comemoração de carnaval que o pueblo revela atrações para além do seu castelo, um dos mais antigos do país.

São três dias de muita música, arte, tradição, comida e contato com um povo apaixonado pela vida e que te acolhe com carinho. 

O primeiro, é marcado pela Festa Medieval da Embaixada, que recorda histórias do século XV cantadas por trovadores. A mais famosa trata de um romance medieval de 1406, que foi declarado ao lado da Fonte de Xodar, preservada até hoje.

Após o desfile dos trajes medievais, acontece um teatro que é encerrado com uma grande queima de fogos. A noite segue com a abertura do mercado medieval, onde é possível encontrar comidas típicas, queijos, bebidas artesanais, azeite, joias feitas a mão e souvenires. Simultaneamente, apresentações de dança, performances circenses e muita música tomam conta da praça central. 

O segundo dia começa com o concurso de fantasias de carnaval das crianças e jovens e no fim da tarde o desfile dos adultos. A avenida principal de Jódar é invadida pela criatividade e gargalhadas de pessoas que vibram e se emocionam conjuntamente. Um show ao vivo inicia e só acaba às 05h da manhã.

O dia três é palco do secular Enterro da Sardinha, um dia que de fúnebre só tem o nome, como retratado pelo inconfundível Goya em seu quadro homônimo. Uma sardinha gigante de papelão é reduzida a cinzas para marcar o final do carnaval e a entrada da Quaresma. Jovens e adultos se vestem de viúva, choram a partida da sardinha e dos dias de muita euforia.

Sem dúvidas uma experiência única, dessas que viram memórias que a gente faz questão de guardar. 


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário