Suzane Hammer
Suzane Hammer

Lüftlmalerei : As paredes que contam historias

22 de abril de 2020
Eu QueroLugares Pela Europa

Emolduradas pelos Alpes, pequenas e mimosas cidades que parecem tiradas de livros de contos de fadas tem em suas casas, historias e tradições contadas e pintadas em suas paredes. A arte do”Lüftlmalerei”, também chamada de pintura de ventilação, é uma técnica de pintura de fachada nativa das pequenas cidades do sul da Alemanha, Áustria e Tirol.

A origem do nome, apesar de controversa, seria da casa do pintor de fachadas Franz Seraph  Zwinck ( 1748-1792 ), nascido na linda cidade de Oberammergau. Não existe muita informação sobre a historia particular de Franz Zwinck, mas segundo diretor do Museu de Oberammergau, estima-se que existam ainda cerca de 10 afrescos nas igrejas, 20 pinturas domésticas e 50 pinturas a óleo bem preservadas e, apesar da quantidade de obras, muitas já não existem mais, não há nenhum retrato do próprio Zwinck.

Esta técnica de pintura de ventilação é uma variante do Trompe-l’oeil (traduzindo, pintura falsa ) do barroco com elementos arquitetônicos. Mas a técnica é muito mais conhecida como afresco. Ela consiste na aplicação da tinta ao gesso de cal na parede que tem um processo de silicificação tornando as imagens muito duradouras, principalmente devido ao rigor do inverno.

Mas a arte do”Lüftlmalerei” já era usada em tempos antigos e no sul da Alemanha se tornou popular durante a Idade Média.

A pintura tradicional trabalha com cores minerais e os motivos são os mais diversos como temas religiosos, historia da Baviera, vida cotidiana, paisagens e desenhos arquitetônicos como colunas, janelas e portas.

As pequenas cidades de Oberammergau, Mittenwald, Garmisch-Partenkirchen, são museus a céu aberto com uma riquíssima coleção de casas e prédios que dão um toque todo especial para quem as visita.

Uma das mais famosas, a cidade de Oberammergau é considerada uma das mais bonitas da Bavária, e tem um rico acervo de casas muito bem preservadas . Alias a cidade faz parte da Estrada Romântica na Alemanha. 

Uma das maiores atrações é a encenação da Paixão de Cristo que é realizada pelos moradores da cidade a cada 10 anos.

A Passionspiele (paixão de cristo) se tornou uma tradição que surgiu no ano de 1633. Quando a peste negra surgiu na cidade provocando a morte de inúmeros habitantes , os moradores fizeram uma promessa que se Deus os poupasse dos efeitos da peste, que havia se espalhado por toda a Europa, realizariam uma grande encenação a cada 10 anos em agradecimento. Aparentemente, a benção foi concedida e desde então, o grandioso espetáculo é realizado, normalmente em anos terminados em 0, e conta com a presença de mais de 2.000 atores cantores, músicos e técnicos todos residentes na cidade. Turistas do Mundo todo, programam suas visitas para poder prestigiar esse belo espetáculo, mas este ano de 2020, a apresentação foi postergada devido ao Corona Vírus.

Mas independente da apresentação, a cidade tem um charme e encanto delicioso, seja em qualquer época do ano. Caminhar pelas pequenas ruas de paredes decoradas, lojas de artesanato típico e claro, a deliciosa gastronomia bávara e um povo simpático, já fazem valer a viagem.


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário