Suzane Hammer
Suzane Hammer

Mercados Municipais: uma lição de vida

23 de fevereiro de 2020
Eu Gosto

Uma das melhores formas de conhecer um destino e a cultura de um povo é poder caminhar e observar cada detalhe dos mercados municipais, ou mesmo pequenas barracas de artesanato.

A grande maioria dos mercados, servem para atender à população local com frutas, legumes, vegetais, especiarias, utensílios domésticos, doces e assim por diante. Já em cidades mais procuradas por turistas, servem tanto aos locais, como aos visitantes curiosos em conhecer os hábitos e a cultura de um povo.


Em locais como esses, podemos sentir a mistura de milhares de aromas de especiarias, ervas e chás. Folhas, líquidos, grãos e pós exalam cada qual um perfume particular. Junto à isso, também temos uma porção de biscoitos, sopas , chazinhos e comidas especiais  que lembram os que nossas mães e avós faziam.

Frutas, legumes e vegetais de tão variadas cores, formam um obra de arte colorida e real onde seu principal elemento é um comerciante, que ao longo do dia e de mãos calejadas, vai mudando a forma de seu produto.

Peixes, frangos e carnes, às vezes de animais estranhos ao nosso costume, são exibidos em gaiolas e bancas — vivos e mortos — que muitas vezes olhamos com repulsa.


São locais onde seus moradores não estão lá para entreter os turistas, mas sim, sobrevivendo de seu pequenino comércio. Com rugas em suas faces, elas escondem suas histórias de um passado quase sempre sofrido. Suas mãos manuseiam delicadamente as mercadorias que na madrugada foram produzidas e colhidas para que eles possam ganhar seu pão de cada dia.

Os mercados também são locais onde a riqueza do artesanato pode ser observadas e muito admiradas, onde muitas vezes, com pouco material ou recurso, um grande artista  produz e transforma belíssimas obras de arte.

Países que sofreram guerras, conflitos, invasões, fomes, secas e pouco acesso à educação, temos que olhar com carinho e refletir sobre nossa conduta em locais como esses, pois atrás de cada barraquinha, bate um coração de um ser humano que sobrevive de seus produtos.


Quase todas as cidades possuem seu mercadinho municipal, assim como as grandes cidades nos trazem famosos mercados que valem muito a pena visitar. Cada país traz seus diferentes produtos, e isso é que torna uma viagem inesquecível e diversificada.

Tão diferentes entre si, e cada qual com seus produtos, conseguem trazer e resgatar a história de um povo de forma simples e fascinante. Sempre que puder, inclua a visita a um mercado municipal em sua viagem ou pare em uma barraquinha de artesanato para prestigiar o artesão. Sempre será uma experiência de curiosidade, conhecimento e de vida.

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário