LPM
LPM

Montreux Jazz Festival: o palco dos brasileiros na europa

30 de abril de 2020
Eu GostoLugares Pela Europa

Os festivais de música são um ótimo motivo para viagens. Além de conhecer uma cidade ou país novo, você ainda tem todo o entretenimento que só um evento desses pode oferecer. Um dos mais famosos e respeitados do mundo é o Montreux Jazz Festival (Festival de Jazz de Montreux), na Suíça.

Criado por Claude Nobs, sua primeira edição foi no verão de 1967 e contou quase que exclusivamente com artistas do Jazz. De lá pra cá, o festival teve uma edição todos os anos, sempre acontecendo no começo de julho e às margens do Lago Genebra.


Desde o primeiro ano, o festival acontece as margens do lago Genebra, em Montreux
Edsel L on VisualHunt

Por ser muito famoso, é claro que muitos nomes de peso da música mundial já se apresentaram por lá, e não foi só gente do jazz. Com o passar dos anos, o festival foi se tornando cada vez mais eclético, mas sem perder suas raízes. Entre os artistas que se apresentaram por lá estão Nina Simone, Janet Jackson, Ray Charles, Miles Davis, Aretha Franklin, Stevie Wonder, entre outros.

A música brasileira também é muito prestigiada em Montreux. Em 1978, ocorreu a primeira noite exclusiva para os artistas tupiniquins, e como grande estrela teve Gilberto Gil. De uma noite, passou para duas e a partir daí a coisa só foi crescendo. Atualmente, existem vários elementos focados na cultura brasileira, como barracas de comida, shows gratuitos e um fim de semana dedicado à nossa música. Além de Gilberto, que possui o maior número de apresentações no festival, outros artistas já se apresentaram por lá, como Elis Regina, Pepeu Gomes, João Gilberto e até o grupo É o Tchan.


Desde o começo, os idealizadores do evento quiseram manter registrado em áudio todas as apresentações feitas. Graças a isso existem cerca de cinco mil horas de música gravadas, maior acervo de shows do mundo. Este título fez com que a UNESCO considerasse essa coleção como Memória do Mundo, em 2003.

Outra curiosidade é que o festival já foi inspiração para canções. Um bom exemplo, é o sucesso Smoke on the Water, do Deep Purple. Durante o festival de 1971, um incêndio tomou conta da apresentação de Frank Zappa. Este acontecimento é narrado na música pelos membros do Deep, que viram o incêndio de longe enquanto estavam na cidade para gravar um disco.

Infelizmente, por conta do Covid-19, o festival deste ano foi cancelado pela primeira vez em mais de 50 anos. Mas para deixar o público com um gostinho do que é o Montreux, vários shows históricos foram disponibilizados online. Para assistir, basta seguir os passos clicando neste link. Na lista de shows disponibilizados estão Nina Simone, Quincy Jones, Ray Charles e Marvin Gaye.


Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário