Euro Dicas
Euro Dicas

Monumentos de Salamanca

09 de maio de 2019
Eu GostoLugares Pela Europa

Com um centro histórico bem preservado, Salamanca é uma cidade espanhola com muita história e vida. A região é habitada desde o primeiro milênio antes de Cristo e seus monumentos chamam a atenção dos turistas. 

Conheça os principais deles a seguir. 

O que conhecer na Espanha: Salamanca está entre as cidades espanholas que merecem sua visita. 

Plaza Mayor de Salamanca

Essa é uma das mais belas praças espanholas e do mundo todo. Além disso, é uma representação do estilo barroco e uma expressão significativa da cidade.

Desde quando foi construída, no século XVIII, a praça, que tem 88 arcos e diversos medalhões com efígies, era local onde forasteiros e moradores da cidade se encontravam. 

Em 1935, foi declarada Monumento Nacional. Atualmente, as atividades religiosas, civis e lúdicas mais relevantes da cidade são celebradas na Plaza Mayor de Salamanca.

Descubra tudo sobre a Espanha neste artigo. 

Casa das Conchas

Situada em um enclave privilegiado em frente à Clerecía na Zona Monumental de Salamanca, a Casa das Conchas é um dos palácios mais populares de Salamanca e também um dos melhores exemplos da arquitetura gótica da cidade espanhola. 

Foi construída entre os séculos XV e XVI e as conchas são ornamentos principais da sua fachada. Atualmente, esse local abriga uma sala de exposições e uma biblioteca pública. 

Torres da Clerezia  

É possível contemplar o rico e vasto patrimônio arquitetônico de Salamanca ao fazer um passeio pelas torres, próximo aos sinos, a forma das suas ruas, assim como a grandeza barroca da Clerezia.

Universidade de Salamanca

Salamanca é um dos principais destinos de estudantes do mundo todo, que buscam universidades tradicionais. A cidade é detentora de um dos mais importantes acervos do patrimônio artístico e arquitetônico da Europa e foi declarada Cidade Patrimônio da Humanidade, desde 1988.

A Universidade de Salamanca foi fundada como estúdio por volta do ano 1218, por decisão do rei de Leão Afonso IX e foi confirmada oficialmente como Universidade na Carta Magna outorgada por Afonso X em 1254. Atualmente é a Universidade mais antiga da Espanha.

A fachada da Universidade de Salamanca é uma grande obra-prima do estilo plateresco e, sem dúvidas, uma das maravilhas arquitetônicas de Salamanca. O monumento representa todo o poder, a sabedoria e a história da Universidade de Salamanca.

Confira aqui estratégias de como comprar euro mais barato e aproveitar melhor seu dinheiro no exterior. 

Catedrais

A nova catedral e a antiga catedral são referências constantes quando você caminha pelas ruas de Salamanca.

A antiga possui estilo românico. Já a nova, gótico, renascentista e barroco.

Antiga catedral

O acesso à antiga catedral é feito pelo interior da nova catedral. Ao entrarmos nela, voltamos no tempo. Este templo românico tem espírito bem antigo e medieval.

Com construção iniciada em 1509, numa sociedade em guerra, em que o valor mais representativo é o do santo guerreiro, trata-se de um edifício arquitetonicamente defensivo.

Nova catedral

Devido à fama da Universidade de Salamanca, a população da cidade aumentou de forma significativa nos finais do século XV. 

A antiga catedral já era pequena e a sua estética se tornou arcaica. Por isso, inciou-se a construção da nova catedral, uma das últimas catedrais góticas da Espanha. 

Diversos estilos arquitetônicos são refletidos de forma fragmentária na sua construção, o que representa a ideia do desenvolvimento urbano. É o maior e mais elevado edifício de Salamanca. Gostou de conhecer esses monumentos e quer programar sua viagem? Então não se esqueça de contratar um seguro viagem.

Autora: Carolina Carvalho

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário