LPM
LPM

O castelo do Drácula

27 de março de 2020
Eu QueroLugares Pela Europa

Quando você ouve falar da Transilvânia, provavelmente a primeira coisa que vem na sua mente são coisas sinistras e a figura do Conde Drácula. De fato, o personagem criado por Bram Stoker em seu romance do século XIX tem sua origem nessa região romena. Inclusive, o castelo de Bran, que no livro é a moradia do vampiro, existe e é uma das principais atrações turísticas da Romênia por conta disso.

Na realidade o castelo é e não é a casa de Drácula. O vampiro da ficção obviamente nunca existiu, porém foi inspirado em uma pessoal real e muito importante para a cultura romena: Vlad III, que nunca morou no castelo de Bran.

Castelo de Bran
Foto: Templar1307 on Visualhunt

Vlad, também chamado de Vlad o Empalador ou Vlad Drakul —  aí o nome Drácula — foi governante da Valáquia, outra região do território romeno. No seu período de reinado, ele habitou este local e passou poucos dias no “castelo do Drácula”, quando foi feito prisioneiro pelo exército húngaro.

O verdadeiro refúgio do Conde fica na pequena cidade de Arefu, a cerca de 125 km de Bran. A Fortaleza de Poenari foi construída no século 13 e foi erguida por prisioneiros de guerra dos valacos. No século 19 parte da estrutura desmoronou, indo parar no fundo do Rio Ages. Atualmente suas ruínas podem ser visitadas pelos turistas.

Fortaleza Poenari
Foto:Rachel Bickley on Visualhunt

Vlad da Valáquia não era um vampiro sugador de sangue, porém se assemelhava com o personagem de Bram Stoker em uma coisa: crueldade. Seu apelido de “o Empalador” veio da sua forma favorita de executar seus adversário, que consistia em uma lança que perfurava a pessoa verticalmente, entrando pelo ânus e saindo pela boca.

Apesar disso, o conde que deu origem ao personagem é tido como um herói nacional. O príncipe foi um dos principais responsáveis pela independência da Romênia e manteve os turcos longe da Europa durante anos.


O sobrenome de Vlad, Drakul, significa filho do dragão em Latim. Mas também pode significar filho do demônio.
Foto: Andras Fulop on VisualHunt.com

Embora seu castelo não seja na Transilvânia, Vlad III nasceu lá, na cidade de Sighișoara. A casa onde ocorreu o parto existe até hoje e, junto do castelo de Bran, é uma dos principais pontos turísticos da Romênia.

Seja pelos mitos criados a partir da história de Bram Stoker, ou pela sua cultura e folclore, a Romênia é um lugar que fascina os turistas. Agora que você já conhece um pouco dos mistérios desse país pode dar uma chance e conhecer esse destino, que como em outros cantos da Europa, possui paisagens e castelos dignos de contos de fadas… ou de monstros. 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário