LPM
LPM

Templo dourado e o sikhismo

25 de março de 2018
Eu VivoLugares Pela Ásia

O Templo Dourado, ou em inglês como é popularmente conhecido, The Golden Temple, ou ainda em seu nome original Darbar Sahib, é um símbolo vivo das tradições espirituais e históricas dos sikhs.  Está localizado na cidade de Amritsar em Punjab, Índia.  Mesmo para quem não é praticante do sikhismo, o local é, de fato, uma mescla impressionante de arquitetura e religião.

“O Palácio do Senhor Deus é tão bonito. Dentro disso, há gemas, rubis, pérolas e diamantes impecáveis. Uma fortaleza de ouro envolve esta Fonte de Néctar”. (Guru Nanak, Sri Rag, página 17). Essa é o trecho das escrituras dos sikhs e pode traduzir, com as próprias palavras dos donos da casa, o que é o templo. A sua exuberância e imponência traz uma “atmosfera sagrada” que não é preciso nem entrar no templo para senti-la.

Crédito Jing Photografy / Visualhunt

A Índia é um país que carrega em si muita religiosidade. Lá há a presença de diversas religiões,  como o budismo e o hinduísmo,  e o sikhismo, que é a quinta maior religião em adeptos do mundo. Aliás, engana-se quem pensa que o sikhismo é um movimento de reforma ou ramo de religiões mais antigas.

Na verdade,  o sikhismo foi fundado pelo guru Nanak há mais de 500 anos, que moldou uma religião nova, única e distinta durante sua vida. Sob a supervisão do Tenikh Sikhism conseguiu reunir muitos seguidores de outras religiões. Embora os Gurus criticassem outras religiões, eles acreditavam muito na liberdade religiosa. E também enfatizam que o mais importante não é a fé que se segue, mas a lembrança de Deus em todos os tempos e um estilo de vida digno.

Além do Templo Dourado, a religião possui “Cinco Santos Takhts (tronos)”, que, do mesmo modo, são construções lindas:

1- ‘Akal Takht’ literalmente significa eterno trono. Faz parte do complexo do Templo Dourado, em Amritsar. O Akal Takht está situado na outra extremidade da calçada conectada ao Harmandir Sahib. A construção do Akal Takht em frente ao Templo de Ouro tem um significado especial. Assim como o Templo de Ouro representa orientação espiritual, Akal Takht simboliza a dispensa da justiça e da atividade temporal.

Crédito: Jasleen_Kaur/ Visualhunt

 

2- Damdama Sahib está situado na aldeia de Talwandi Sabo, perto de Bhatinda.

Crédito: Pawansw / VisualHunt

3- Keshgarh Sahib está situado em Anandpur.

Crédito: Jasleen Kaur / VisualHunt

4- Hazur Sahib está nas margens de Godavari, no Maharashtra.

Crédito: Sandeepachetan.com on VisualHunt

5- Patna Sahib está situada em Patna, a capital do Bihar.

Crédito Sixtybolts / Visualhunt

 

Leia Também
Comente com o Facebook
Deixe seu Comentário